Quando vi na TV achei uma ótima propaganda espontânea para a Troller. Aparentemente eles também!
Agora é só eles deixarem um carro a espera em cada um dos principais pontos de alagamento e esperar chover. Espaço garantido nos jornais.
via @ackel
A internet de hoje e a publicidade de amanhã III
E a cada dia aparecem mais propagandas bacanas e naaaaaaaaada criativas! A nova propaganda da Multiplus, que é o novo nome do programa de fidelidade da TAM que vai fazer IPO em breve, é uma cópia bem descarada de um vídeo da internet que eu vi no comecinho de 2008. A propaganda da Multiplus A virtual music machine
E isso confirma o que eu sempre digo: Eu passo muito tempo na internet.
Labels: Internet, Propaganda, videosPara quem se interessa pelo tema, a ONG "Um Teto para Meu País" está buscando um Diretor Comercial. Abaixo detalhes da vaga. Ë um desafio bem bacana e, porque não, divertido!
Olá a todos,
A organização sem fins lucrativos Um Teto para meu País – Brasil busca profissional jovem para a Direção comercial do projeto.
Detalhes da vaga:
Período integral, remuneração de R$ 2.000,00/mês
Descrição:
O Diretor Comercial é responsável por coordenar as áreas de administração e finanças, captação de recursos, comunicação e jurídica. Ele deve desenvolver as estratégias comerciais de acordo com o planejamento e objetivos institucionais, potencializar e consolidar a marca da instituição, organizar a captação de recursos com empresas, fundos e pessoas físicas, planejar campanhas de divulgação.
O
Pré-requisitos:
Nivel superior completo ou cursando o último ano da graduação. Preferencialmente dos seguintes cursos: economia, administração ou marketing com amplos conhecimentos em administração.
Experiência com trabalho voluntário
Características desejadas:
Experiência profissional no setor privado ou com captação de recursos.
Experiência em gestão de equipe
Experiência com gestão de projetos
Processo:
Enviar CV até 17 de Dezembro para flima@umtetoparameupais.org. (será valorizado envio de carta de motivação ou carta de recomendação)
Atenciosamente,
Equipe de Voluntariado
Um Teto para meu País - Brasil
tel.: 3675-3287
A internet de hoje e a publicidade de amanhã II
E não é que as copias continuam por ai? Mas agora é de TV para TV mesmo.
Olhem a última propaganda da CNA. Que eu vi essa semana na TV...
Ela me lembrou "um pouco" essa propaganda da Olympus (que é de Julho desse ano)
Ah, a falta de criatividade da publicidade brasileira!
A internet de hoje e a publicidade de amanhã
Estava vendo TV recentemente e vi esse comercial do Itau Personnalité:
O que me lembrou imediatamente desse outro vídeo que eu tinha visto na internet ano passado:
Obviamente os filmes são diferentes, mas acho beeem difícil crer que o pessoal da DPZ não tenha tirado a idéia do vídeo australiano.
Mas esse é só um exemplo da propaganda brasileira pegando idéias da internet. A primeira vez que eu vi isso acontecer foi com a propaganda da Riachuelo, a qual já desapareceu da net e era uma cópia descarada desse clip do Oren Lavie:
Aqui o único resquício da propaganda da Riachuelo.
E também temos menção honrosa para a propaganda regional do IESB, que também deu uma bela copiada no vídeo do Oren Lavie.
Depois veio o video da Claro, com a pegajosa música "That's The Way I Like It"
Vídeo o qual apareceu semanas após esse vídeoclipe da Banda Japonesa Sour.
Muito semelhantes não? Mas ao menos o da Claro eu sei que eles só veicularam porque não tinham tempo hábil para fazer outro...e a agência também tomou uma na orelha por ter apresentado esse video.
Será que há algum bloqueio criativo nas agências brasileiras para que elas tenham que copiar idéias lá de fora? Ou será que isso já acontece faz tempo, mas só agora que o mundo ficou menor por causa da internet é que a gente está percebendo isso?
Update: A DPZ enviou detalhes do vídeo do Itaú:
----------------------------------------
APENAS UMA TÉCNICA.
DA DPZ, sobre a técnica do filme Perspectivas:
Perspectivas, para Personnalité, foi aprovado no dia 21 de setembro no banco, depois de passar por um longo processo de pesquisa (técnica e roteiros) que durou mais de um mês.
As reuniões de pré-produção aconteceram entre os dias 24 e 28, com aprovação de shooting board e locações por agência e cliente.
O projeto partiu das referências do diretor de fotografia Keith Loutit, australiano especialista na técnica de tilt-shift.
Ele foi consultado para o filme brasileiro, mas não se comprometeu em função de agenda.
Outros clientes também contrataram Keith para projetos com essa mesma técnica, que começam a veicular agora no final do ano, inclusive com algumas de suas imagens de arquivo.
O tilt shift altera a velocidade e perspectiva das imagens, fazendo com que elas mais pareçam miniaturas. Não é uma técnica fotográfica nova, mas só recentemente foi adaptada para a linguagem cinematografica e até então nunca tinha sido utilizada em propaganda.
O mesmo Keith elogiou por e-mail o excelente uso da técnica na produção da AD Studio e DPZ.
DPZ
---------------------------------------- Labels: Internet, Propaganda
Olá TEDxsters,
Com o sábado dia 14 cada vez mais perto, queremos compartilhar nosso grande entusiasmo! Para que cada momento seja incrível, preparamos tudo com muito cuidado e carinho. Verifique com atenção as informações abaixo e, em caso de dúvida, não deixe de nos procurar. Se prepare, o TEDxSP está bem próximo!
Local e data - O TEDxSP acontecerá sábado, dia 14 de novembro, no Teatro da Mooca, que fica na rua Dr. Almeida Lima, número 1.134 (ao lado da faculdade Anhembi Morumbi).
Sua credencial - Retire-a um dia antes. O credenciamento acontecerá na sexta-feira, dia 13 de novembro, das 8h00 às 21h00, no The Hub São Paulo, na rua Bela Cintra, 409 – Consolação (é bem próximo ao metrô Consolação – Linha Verde).
Espaço - A platéia estará dividida entre os 3 andares do teatro. Os assentos são livres e ocupados por ordem de chegada. Não existe área vip, nem cadeiras reservadas. Ao entrar no teatro, sente-se nas cadeiras do centro das fileiras, deixando os assentos das beiradas livres. Assim, ninguém vai precisar se espremer ou levantar para o outro passar. E, por favor, não reserve assentos. Estamos com a casa cheia e cada lugar é necessário.
O encontro - A programação vai das 7h30 às 19h30. Chegue cedo para não perder nenhum segundo! Começaremos com um pequeno café de boas vindas seguido de 4 blocos de palestras, dois de manhã e dois à tarde. Vale lembrar que para nós, os momentos de confraternização são tão importantes quanto os de palestras. Por isso, pedimos que compartilhem o dia inteiro com a gente e venha aberto para conhecer pessoas surpreendentes.
Alimentação - Almoço e lanches serão servidos gratuitamente durante os intervalos. Para os vegetarianos: nosso menu não inclui carne. Mas se você tem algum tipo de restrição alimentar mais rígida, recomendamos trazer seu próprio lanche.
Traje apropriado - Na verdade não existe um, mas a gravata pode ficar no armário! Jeans e camiseta é perfeito. Um sapato confortável é altamente recomendado. A dica é: vista algo que te deixe à vontade. Este é um ambiente informal, relaxe e aproveite o encontro.
Transporte - Sugerimos que você vá de metrô, táxi ou, para o mais dispostos, bicicleta. Assim você economiza tempo, chega antes e ainda ajuda o meio ambiente. Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a Bresser, da Linha Vermelha: http://bit.ly/1p57xs
Para quem vai de carro, sabemos que o trânsito aqui é complicado, mesmo aos sábados. Então se programe e acorde cedo para chegar cedo! Há estacionamentos privados na região. Mas não vá sozinho. Não faz sentido ter apenas uma pessoa em um automóvel. Se organize com aqueles que você conhece e que também irão ao TEDx. Dê carona, vá de carona. Veja mapa de como chegar no encontro: http://bit.ly/1XyOxT
Forasteiros - Estamos felizes em dizer que teremos muitas pessoas da comunidade virão de outras partes do país. Ficamos muito honrados com seu empenho em se deslocar até aqui. Se você precisar de dicas de hospedagem, pode nos procurar pelo email: info@tedxsaopaulo.com.br
Para aqueles que chegarem no dia do evento, preparamos uma pequena chapelaria em que podem deixar sua bagagem.
Simulcast lounge - Teremos um pequeno lounge com transmissão simultânea, para que você não perca nenhuma palestra, caso queira tomar um café.
Imprevistos - Esperamos que a data e local sejam convenientes para você. Mas, se por algum motivo você não puder estar presente, nos avise com antecedência para que outros inscritos sejam convidados. Os lugares são preciosos e tivemos que deixar muita gente de fora. Não segure o lugar se não conseguir comparecer. Nos avise o quanto antes.
Algumas regrinhas importantes:
Não permitimos fotografar nem filmar dentro do teatro. Isso dispersa e atrapalha, tanto quem está falando quanto quem está assistindo.
Publicar vídeos ou áudio das palestras é estritamente proibido. Temos um equipe cuidando para que este conteúdo seja compartilhado com o mundo com a máxima qualidade. Isso é essencial para a nossa missão.
Computadores e telefones só serão permitidos no 3º andar do auditório. Nele, disponibilizaremos extensões e tomadas. Pedimos para que nenhum aparelho eletrônico seja usado nos dois primeiros andares, pois a luz destes gadgets atrapalha a captação do vídeo.
As portas do teatro abrirão 7 minutos antes do início de cada bloco.
Quando sair, mantenha objetos pessoais com você. Lugares novos a cada sessão!
Não publique em seus blogs histórias ou fotos que possam invadir a privacidade de qualquer convidado.
A maioria das pessoas estará aberta para conhecer novas pessoas. Mas não é um fórum para um network agressivo. Respeite o tempo e a receptividade de cada um.
Pessoas assistindo às palestras no simulcast valorizam uma atmosfera tranquila. Se quiser conversar durante as palestras, por favor, procure outros ambientes.
Sugestões e dúvidas
Antes do evento sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo email: info@tedxsaopaulo.com.br. Se precisar que uma mensagem chegue até mim durante o evento, procure pela Lívia Ascava (livia@tedxsaopaulo.com.br) ou no Twitter (@liascava).
Depois de tudo isso, mal podemos esperar pelo dia 14. Você deve saber que a audiência do TED é sempre tão brilhante quanto os palestrantes. E é por isso que nós também convidamos você para espalhar suas ideias durante o primeiro encontro TEDx São Paulo. Então, “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?”.
Desde já, conte conosco.
Abraços,
Helder Araújo
Organização TEDx São Paulo
@haraujo
O Ogori Cafe, que fica em Kashiwa no Japão, você pede alguma coisa e recebe o que a pessoa que estava antes de você pediu. Fantástica idéia em que você presenteia (ou não) o próximo da fila com alguma guloseima.
As regras de lá são:
1) Presenteie a próxima pessoa. Presentear com o quê? A escolha é sua.
2) Mesmo que seja um grupo de amigos ou familiares, forme uma fila única. Também não se pode comprar 2 vezes num mesmo dia.
3) Aproveite o que você receber, mesmo que você odeie. (Se você odiar muito mesmo, dê a outra pessoa dizendo "É o meu presente pra você.")
4) Diga "Obrigado" se você encontrar a pessoa com o seu cartão do Ogori Café.
5) Não podemos dar nota.
Japonês é bicho danado mesmo!
Vi no Cabel´s Blog
E alguém criou um programa que vai deixar muito designer gráfico sem emprego.
Os resultados não ficam aqueeeela maravilha, mas é uma questão de tempo.
E viva os algoritmos!
via Gizmodo
E aqui vai uma apresentação bem bacana com os melhores mashups feitos com os apps do Google. Eleitos pelo próprio Google.
vi no DigitalBuzz
Porque os designers deveriam assinar suas criações
Hoje na primeira página do DIGG está essa foto:
Belo exemplo de design mal feito. Por isso que eu acho que os designers deveriam assinar as criações, para que todos saibam que projeta essas abominações...
Acho que vou até fazer uma camiseta...
Labels: designE a Dilma perdeu votos para a Marina Silva. Nenhuma surpresa.
Gargamel deve estar rindo a toa com o racha no PT. Sacrificar ideologia política para se manter no poder também tem seu lado ruim.
Fantástica demostração da energia sem fio.
Dou 3 anos para isso já estar em todos os equipamentos.
De quem é essa frase?
"Naturalmente, as pessoas comuns não querem guerra, nem na Rússia, nem na Inglaterra, nem na América, nem na própria Alemanha. Isto está claro. Mas, apesar de tudo, são os líderes do país que determinam a política e é sempre muito simples trazer as pessoas para o seu lado, seja numa democracia ou numa ditadura fascista, no parlamentarismo ou numa ditadura comunista. Com ou sem voz, as pessoas estão sempre prontas a obedecer seus líderes. Isto é fácil. Tudo que você tem a fazer a dizer-lhes que eles estão sendo atacados e denunciar os pacifistas de falta de patriotismo e de exporem o país ao perigo. Essa estratégia funciona em qualquer país”
a) George W. Bush
b) Hugo Chavez
c) Che Guevara
d) Herman Goering
e) José Sarney
Resposta
Incrível como aprendemos menos com a história do que deveriamos.
A ciência dos preços (como somos manipulados)
Li agorinha um post no Comgurus sobre a mística do onipresente 9, que está em todos os preços, numa tentativa de mascarar a verdadeira intenção do vendedor, vender o produto o mais caro possível.
Esse post me lembrou uma interessante pesquisa nos Estados Unidos (americano é bicho danado!) em que foram mais a fundo no tema e descobriram que os consumidores usualmente prestam atenção demais no digito à esquerda, e com isso ficam a mercê dos truques de precificação (como o famigerado 1.99). Na pesquisa, ao apresentarem duas panelas uma a $2.00 e outra a $3.99, 44% dos consumidores escolheram a panela mais cara, quando mudaram o jogo para $1.99 e $4.00 somente 18% dos consumidores escolheram a panela mais cara.
Eles também pesquisaram o efeito de números redondos ($30 e $40) versus os "final 9" ($29 e $39) e o resultado foi que os consumidores têm a tendência de ver numeros redondos como mais próximos entre si e os "final 9" não. Ou seja, mais consumidores comprariam os produtos de $40 (ao invés do de $30) que o de 39 (ao invés do de $29).
Os mesmos pesquisadores também descobriram que, quando os digitos à esquerda são iguais, o consumidor perceberá um desconto maior se os digitos da direita forem abaixo de 5. Por exemplo, ao perguntarem qual oferecia um maior desconto, de $222 a $211 ou $199 a $188, a grande maioria escolheu a primeira opção, ainda que os descontos foram de $11. O que na minha opinião não é a mesma coisa, já que $11 de $222 sao 4.95% e $11 de $199 são 5.5%.
Mas a ciência dos preços não termina aí. Dan Gilbert apresentou no TED varios problemas que temos para comparar as coisas. Ao comprar vinhos por exemplo (tirado da apresentação do TED), se os consumidores se depararem com vinhos de $8, $27 e $33; a maioria vai escolher a opção do meio, por isso a coisa mais inteligente que o vendedor pode fazer é colocar um vinho muito caro que ninguém vai comprar (talvez alguns não-vertebrados frequentadores da Pink Elephant), o que automaticamente aumentaria a venda do vinho de $33. Esse nosso probleminha com referências funciona em muitos outros casos também.
Acho que muitas empresas ignoram o poder de uma boa estratégia de preços, tanto que o mais comum de acontecer no lançamento de um novo produto é a famosa regra dos 10%, afinal fazer comercial para Cannes é mais divertido do que pensar em números...
Labels: MarketingHoje, depois de ler o jornal me deu uma inspiração de cientista político amador e resolvi escrever.
O recente episodio da candidatura da Senadora Marina Silva para a presidência da república pelo PV, luta do PT para que ela não faça isso e a aparição do oportunista Ciro Gomes no meio da jogada, me lembrou muito da teoria dos jogos, que explica direitinho o que está acontecendo.
Primeiro tem que imaginar como se distribuem os eleitores no Brasil. O que deve ser mais ou menos assim:
Obviamente as vezes o cume da curva pende para a direita ou para a esquerda, mas isso depende do cenário da época das eleições (principalmente o econômico).
Agora, nos últimos anos as eleições têm sido um duopólio entre PT e PSDB, se distribuindo mais ou menos assim:
Ignorei os partidos de extrema direita e esquerda porque eles, até agora, não representam muito. Porém, com a entrada da Marina Silva (pelo PV) na jogada, as coisas mudam um pouco de figura, já que ela tem uma base de eleitores considerável e, o mais imporante de tudo, que são da base do PT. Então com ela na jogada a distribuição ficaria assim:
Mas ela sabe que não vai ganhar, porque ela segue esse caminho? Bom, aí tem que perguntar pra ela, pode ser "vingancinha" pelo episódio da Amazônia, pode ser uma negociação que não deu certo, pelo PT vergonhosamente estar ao lado do Sarney...enfim, ela sabe que vai prejudicar o PT nessa história e, quem sabe, até quer isso.
Agora vem o nosso oportunista, o Collor II, Ciro Gomes, que, ao ver esse cenário, mudou de idéia e disse que "talvez se candidate à presidência", o que poderia ser o tiro de misericórdia no PT, que perderia mais base de eleitores ainda, já que o Ciro é centro-esquerda.
Mas porque ele quer fazer isso se não vai ganhar? Bom, ele vai ter uma conversa franca com o Lula antes de tomar a decisão, talvez ele espere um agrado do PT, bem ao estilo PMDB, para ficar de fora das eleições. O que é bem certo que aconteça, tendo em vista as opções do PT.
O Ciro poderia também se candidatar focando na base de eleitores do PSDB, mas ele está tão ligado no Lula e no PT que não sei se isso seria uma boa idéia para o PT.
Como diria César. Divide et impera.
Beem bacana essa tecnologia da Yellowbird, que é similar ao que a google faz no seu streetview, só que com câmeras de vídeo!
Muito mais bacana acompanhar eventos assim. Imersão total... Labels: videos
Me lembro que ano passado, após ver um documentário sobre a guerra das colas, onde aparece uma velha loja que vendia Coca-Cola do jeito que era no passado, misturando separadamente o xarope de coca, a água gaseificada e um sabor qualquer (Cherry-Coke anyone?), eu pensei que boa tacada seria se eles aproveitassem a moda gourmet de hoje em dia e colocassem esse modelo antigo de mistura em restaurantes. O cliente poderia misturar a o xarope com qualquer sabor que quisesse, personalizando a bebida, gerando um novo uso e possivelmente um aumento de frequencia, já que a criançada (ok, e eu também) ia adorar testar as misturas.
Bom, a Coca-Cola não chegou a fazer isso, mas chegou perto ao construir a Coca-Cola Freestyle, uma máquina que faz a mistura dos diferentes refrigerantes e sabores que a empresa oferece. As misturas foram pré selecionadas, Coca com Fanta mistura perfeito, mas se você quiser misturar sprite com chá não vai rolar.
Além disso a máquina é inteligente o bastante para avisar o dono do PDV quanto ele precisa de refil, e também avisa a matriz quais são as misturas e sabores preferidos daquele PDV. Fantástico!
Encontrei no Springwise
Eu sei que estou falando demais disso, mas depois desse resumão do ismashphone sobre apps de realidade aumentada eu estou completamente comprado nessa tecnologia. É duca mesmo!
Primeiro eles mostram o de procurar metro que eu já mostrei aqui antes.
Depois vem (os melhores):
Augmented ID
Você aponta seu Iphone para a cara da pessoa e, o programa faz um reconhecimento facial, aparecendo todas as informações que ela quiser compartilhar (Facebook, Twitter, Youtube...), mas pra isso ela precisa estar registrada ao serviço.
Sekai Camera
Esse app passa informação de objetos ao seu redor, através de geotagging.
Family Finder
O aplicativo perfeito para um stalker. Você sabe onde todo mundo que usa o serviço está...
Foodtracer
Parece vir diretamente do conceito visualizado por Pattie Maes. Ele analisa produtos e dá informação sobre eles para uma compra mais consciente. Simplesmente fantástico!
Infinitas possibilidades! O pior de tudo é que eu só consigo pensar em ações de marketing agora...
Não sei como ele chega nessas coisas, mas o Lorenzo postou no blog dele um produto japonês que é...bom...intrigante.
via Gonzolino
Pois é esse mundo interconectado tão promissor para as empresas também é bem perigoso.
O site da Life tem uma galeria bem bacana com fotos da guerra do Vietnã vista do ar.
Lembram daquela sandália de borracha bem feia que algum de vocês deve ter no armário? Deixem lá porque vai virar raridade daqui a pouco! A empresa que fabrica essas "belezinhas" está a beira da falência, com estoque e dividas demais; e vendas de menos.
Agora mais do que nunca, esse seria um case de marketing perfeito para a HBR. Primeiro imaginei que houve alguma estratégia mirabolante para convencer milhões de pessoas a botar esse treco feio nos pés, mas na verdade os caras não gastaram nada para promocionar. Eles apostaram no conforto desses sapatos de palhaço e conseguiram botá-los nos pés de celebridades e gerar muito boca-a-boca. Eu até imagino como deva ser o boca-a-boca:
- Cara, que coisa horrível é essa nos seus pés!!
- São minhas sandálias Croc! Não são bonitas, é verdade, mas são muito confortáveis.
- Serio? Bom, deve ser MUITO confortável mesmo pra você se sujeitar a andar com isso por aí. Deixa eu experimentar um pouco...
Quando eu falei que realidade aumentada tinha alguma utilidade além de fazer pirotecnias de marketing era exatamente nisso que estava pensando:
Via Gizmodo
Não sou fã do Nine Inch Nails, mas respeito muitíssimo as opiniões do Trent Reznor, vocalista da banda. O cara há tempos vêm inovando na arte de vender música nesse mundo cruel de pirataria e P2P...
No último dia 09, Trent deixou uma breve mensagem explicitando o que um novo artista deve fazer para promocionar sua musica (note que promocionar ≠ vender), em bullet points:
- Planeje onde você quer chegar
- Distribua seu material na maior quantidade de lugares possíveis
- Não cobre nada
- Faça uma base de dados de fãs
- Crie material unico, personalizado, feito a mão, enfim, algo que um fã vá valorizar muito.
- Entre no Twitter, Facebook, MySpace, etc... aumente a sua superfície de contato no mundo eletrônico.
- Crie um site, simples, fácil de navegar e SEM AUTOPLAY (isso é importante).
Quando for um artista estabelecido, aí você pensa em cobrar pela sua música. Labels: Internet, Musica
Recentemente a gravadora EMI decidiu cortar a distribuição para o canal de pequenas lojas, num aparente ato de corte de custos e foco principio de Pareto. Isso gerou bastante ódio no mundo da música, que acusa a EMI de estar deliberadamente contribuindo para a morte daquelas pequenas e simpáticas lojas de música (no melhor estilo de "Alta Fidelidade") onde muitos audiofilicos vão atrás de música nova e interessante.
Agora vejamos como se comporta o mercado musical nos últimos anos. Primeiro as vendas de CDs vem baixando vertiginosamente, e imagino (estou especulando) que as pequenas lojas sejam as que mais perdem, já a massa de consumidores compra os produtos onde é mais cômodo (a.k.a. grandes lojas e internet), restando apenas uns poucos audiofilicos para sustentar o negócio familiar. Depois temos o fenômeno dos formatos digitais que apresenta crescimento constante e, vejam só, que chega a compensar a retração do mercado físico.
Agora imaginemos os executivos da EMI vendo essa tendência clara (e irreversível) do mercado digital e a decadência do mercado físico. Imaginemos também o custos de distribuição para o canal de pequenas lojas; as dificuldades para quitar os pagamentos de negócios que na maioria das vezes são familiares;e a demanda inconstante, flutuante e impossivel de se projetar, que vem desses mesmos negócios.
Que decisão tomaríamos?
Eu sinceramente não pararia de vender para os pequenos, mas certamente mudaria as regras. Criaria um serviço online B2B em que as pequenas lojas poderiam fazer seus pedidos e tiraria a flexibilidade no pagamento (passando o risco para as lojas). Elas manteriam seus catálogos com descontos sobre o volume e o custo de distribuição seria imediatamente contabilizado no pedido (podendo ser até terceirizado).
Aliás, esse foi meu TCC.
Viva el nuevo mundo!
No Consumerist tem duas boas histórias sobre mal serviço que acaba virando contra a própria empresa pela iniciativa do cliente insatisfeito.
Na primeira o Bank of America baniu um cliente para toda a vida porque eles cometeram um erro de duplicidade de contas e marcaram o cliente como possível fraude. Pode ser que a história não esteja bem contada, mas ela está publicada na internet e na primeira página do Digg. Agora aparecem outros clientes também contando que foram banidos por alguma razão obscura. O BoA não respondeu ao artigo e o mais provável é que quando responda seja tarde demais, porque amanhã tem outras noticias...
A segunda é fantástica! O cantor Dave Carroll teve seu violão Taylor quebrado pela United com o detalhe que ele e os outros passageiros puderam ver os funcionários derrubarem o violão na pista, mas quando ele reclamou com a companhia, ela se recusou a pagar. Ele então fez uma música!
Edit: Agora o video do Dave Carroll està no Digg e no The Economist também.
E quem disse que os japoneses não são criativos?
Sempre quando toco no tema twitter com um amigo marketeiro, ele me responde que não entende a utilidade de dizer ao mundo que você esta no banheiro. Esse tipo de comentário é bem comum e parte principalmente dos light-users de tecnologia e dos miopes, que vêm qualquer inovação como um trend passageiro, como um brinquedo da moda que a criançada logo enjoará.
Jack Welch, na sua coluna publicada na última Exame, fala justamente sobre isso; do novo e as pessoas que não o entedem; e por isso automaticamente o rejeitam:
"Você sabe que está fazendo uma coisa diferente e nova - no mínimo, nova - sempre que o assunto vem à tona numa rodinha informal e alguém faz um comentário ácido do tipo: "Por que você perde tempo com uma bobagem dessas?"."
Me lembro bem, lá pelo ano de 2002, de uma palestra de um grande (ao menos de ego) publicitário na FGV em que ele falava que a câmera no celular era uma bobagem inútil e que teria vida curta, pois depois da euforia inicial, ninguém ia achar utilidade naquilo. Bom, como podemos ver hoje em dia, as câmeras não desapareceram e tem bastante utilidade para muitas pessoas. Ninguém mais questiona a existência da câmera no celular, mas quantos já ouviram alguém questionar a do GPS? Pois é...
Eu também tenho meus acessos de miopia, tanto que não via utilidade na Realidade Aumentada além de uma gracinha de marketing para atrair a criançada. Quando vi uma apresentação sobre o uso da realidade aumentada em jogos de tenis a luz acendeu sobre minha cabeça e mordi minha língua.
Esse tipo de reação ao novo vem da falta de imaginação e também do nosso ego, que nos convence que nós sabemos o que é importante e que somos criativos o suficiente para imaginar que aquilo ali não vai gerar nada mais do que estamos vendo. Daí vem alguém verdadeiramente criativo e nos surpreende com uma inovação que nós, seres supremos da sabedoria, não imaginávamos.
Para dar uma luz no tema twitter, ele não serve somente para falar que voce estã no banheiro (aliás não conheço ninguém que twite isso) mas serve para muitas outras coisas, como por exemplo:
- Discutir e organizar temas com toda a comunidade.
- Facilitar a dissiminação de informações, sem checar fatos, é verdade, mas rapidamente e sem censura também.
- Aproximar empresas e clientes.
- Para que as pessoas te conheçam melhor (para bem ou para mal)
- e muito mais
A grande vantagem do twitter, ao meu ver, é a simplificação da inteligência coletiva que a internet traz, fazendo com que todos possam participar da festa, sem necessidade de algum conhecimento específico. Não posso garantir que ele veio para ficar, mas seguramente será a semente de muitos outras inovações no mundo digital.
Olha! O Flickr teve a mesma idéia que eu! Ou será que...hmmm...
Vou ter que fazer um curso de programação, assim não dá.
Vendo essas coisas do passado, que na época eram perfeitamente normais e hoje é obviamente algo impensável, eu penso em quais costumes nossos de hoje serão vistos no futuro como uma selvageria.
Labels: FotosNesse feriado em que fui para o Rio, estava em Santa Teresa vendo uns graffitis e me lembrei do Banksy, que é um grafiteiro (ou vários, porque pouca gente sabe quem ele é) bem talentoso nas mensagens que quer passar.
Fiquei surpreso por minha querida amiga Silvia não saber quem ele era, então aqui vai uma coleção de trabalhos do cara (que já tem empresario e galeria, para bem ou para mal).
Já me perguntaram algumas vezes como ver se os contatos do orkut estão no facebook e por isso resolvi fazer esse tutorialzinho... na verdade eu estou entediado também.
- Depois no canto inferior direito da tela voce encontra a parte "exportar contatos", clicle no botão.
- Agora você na parte que diz "Microsoft Outlook Express, Thunderbird, Apple Mail and Others", vai clicar em "Browse" e buscar aquele arquivo "contacts.csv" que você salvou do Orkut.
Esse curta, chamado Philips Carousel, é uma propaganda/viral para a nova TV LCD 21:9 da Philips.
Nada menos que fantástico.
EDIT: Entrem no site oficial para ver o fime em "ultra high definition" (seja lá o que isso for) e uma espécie de making of.
Quando você vê isso a primeira coisa que vem a cabeça é: Como alguém não pensou nisso antes?
Pode ter certeza que alguém pensou, mas o Joshua Harris foi o primeiro que fez.
via Toxel
Voltando ao tema das minhas idéias que alguem teve antes, eu sempre estou fantasiando sobre apps para smartphones que fariam a minha vida e a dos outros mais fácil e essas fantasias já me deram muitas boas idéias, as quais nunca levei para a frente porque não sei programar e é dificil achar alguém confiavel que o faça.
Bom, eu resolvi dar uma investigada sobre as idéias e descobri que:
1) Um app de um taximetro digital, que use o GPS para calcular a tarifa do seu taxi, alguém já fez, o que não quer dizer que o tenha pensado antes...
2) Um app para o Flickr, que use a informação do GPS do smartphone para buscar as fotos mais próximas do local aonde você está no momento, alguem já fez.
3) Um app de gestão de contatos, que lembre quem da sua lista de contatos merece atençao porque você não entra em contato há um certo tempo, alguém já fez.
4) Um app de DJ virtual, que te deixe remixar um setlist ou que componha automaticamente o seu proprio setlist e faça o mix automatico com as bpm das musicas, alguém já fez.
A boa notícia é que minha criatividade não declinou, muito pelo contrário, as idéias pipocam como loucas, mas a iniciativa nesse aspecto esta deixando a desejar.
Walking on.
Excelente palestra do TED enviada pelo meu pai.
E conseguem imaginar os próximos passos? A câmera será nossos olhos, o som e as imagens chegaram diretamente ao cérebro, nem passarão pelos orgãos de sentido, eliminando a necessidade de fones e de projetores de qualquer tipo.
Estamos à beira da era bionica, seremos todos homens de 6 milhões de dólares.
Como conseguir vender o mesmo produto para os consumidores reacionários e os revolucionários?
A Nestlé descobriu!
Marketing ambíguo rocks!
Update by Lorenzo:
"sabe da onde veio a ideia de voltar a vender o produto?
um dos caras de marketing viu que uma comunidade no orkut tinham mais de 500.000 pessoas fas do chocolate.
pimba, o produto voltou pra linha!"