Sempre quando toco no tema twitter com um amigo marketeiro, ele me responde que não entende a utilidade de dizer ao mundo que você esta no banheiro. Esse tipo de comentário é bem comum e parte principalmente dos light-users de tecnologia e dos miopes, que vêm qualquer inovação como um trend passageiro, como um brinquedo da moda que a criançada logo enjoará.
Jack Welch, na sua coluna publicada na última Exame, fala justamente sobre isso; do novo e as pessoas que não o entedem; e por isso automaticamente o rejeitam:
"Você sabe que está fazendo uma coisa diferente e nova - no mínimo, nova - sempre que o assunto vem à tona numa rodinha informal e alguém faz um comentário ácido do tipo: "Por que você perde tempo com uma bobagem dessas?"."
Me lembro bem, lá pelo ano de 2002, de uma palestra de um grande (ao menos de ego) publicitário na FGV em que ele falava que a câmera no celular era uma bobagem inútil e que teria vida curta, pois depois da euforia inicial, ninguém ia achar utilidade naquilo. Bom, como podemos ver hoje em dia, as câmeras não desapareceram e tem bastante utilidade para muitas pessoas. Ninguém mais questiona a existência da câmera no celular, mas quantos já ouviram alguém questionar a do GPS? Pois é...
Eu também tenho meus acessos de miopia, tanto que não via utilidade na Realidade Aumentada além de uma gracinha de marketing para atrair a criançada. Quando vi uma apresentação sobre o uso da realidade aumentada em jogos de tenis a luz acendeu sobre minha cabeça e mordi minha língua.
Esse tipo de reação ao novo vem da falta de imaginação e também do nosso ego, que nos convence que nós sabemos o que é importante e que somos criativos o suficiente para imaginar que aquilo ali não vai gerar nada mais do que estamos vendo. Daí vem alguém verdadeiramente criativo e nos surpreende com uma inovação que nós, seres supremos da sabedoria, não imaginávamos.
Para dar uma luz no tema twitter, ele não serve somente para falar que voce estã no banheiro (aliás não conheço ninguém que twite isso) mas serve para muitas outras coisas, como por exemplo:
- Discutir e organizar temas com toda a comunidade.
- Facilitar a dissiminação de informações, sem checar fatos, é verdade, mas rapidamente e sem censura também.
- Aproximar empresas e clientes.
- Para que as pessoas te conheçam melhor (para bem ou para mal)
- e muito mais
A grande vantagem do twitter, ao meu ver, é a simplificação da inteligência coletiva que a internet traz, fazendo com que todos possam participar da festa, sem necessidade de algum conhecimento específico. Não posso garantir que ele veio para ficar, mas seguramente será a semente de muitos outras inovações no mundo digital.
Cat left in plane's cargo hold
Há uma hora
0 comments:
Postar um comentário