A teoria dos 10%

5/25/2007 10:12:00 PM / Posted by Daniel Alonso /

Outro dia perguntei a um amigo sobre como a empresa dele construía os preços para um produto novo e imaginava que devido ao tamanho da empresa e todo os processos que ela possui eles deveriam ter um método muito bom de pesquisa, estatística e outras coisas mirabolantes. Mas para meu desencanto ele me respondeu que era bem simples, eles buscam um produto similar no mercado e adicionavam 10% sobre o preço.

Porque 10?
Talvez seja um número cabalístico poderosíssimo ou quem sabe seja o quadrado da média do crescimento do PIB mundial anual... mas para minha simples mente, isto é apenas um chute feito para agradar quem comanda e quem paga. Para seu chefe 10% sobre o preço do concorrente pode ser algo coerente, já que seu produto é melhor (obviamente) e ele imagina que você fez inúmeras pesquisas (mirabolantes) para chegar a este número. Para o consumidor os 10% não vão fazer muita diferença, porque entre 40 e 44 reais (ou 0,91 e 1) não tem muita diferença na percepção de valor. Afinal, 9% é muito pouco e 11% parece exagero.

Por mais incrível que pareça o método dos 10% é a coisa mais normal que existe, eu vi isso quando trabalhava em gravadora, vi isso quando trabalhava com hotéis e no mercado aéreo....bom... aqui eles tem métodos bastante avançados que fazem cálculos estatísticos mirabolantes e chegam no preço ideal:
10% sobre o preço médio do mercado.


Labels: ,

0 comments:

Postar um comentário