The more things change...

1/31/2009 01:53:00 AM / Posted by Unknown /

Ontem estava fazendo a tradicional roleta dos canais na TV e cai num filme chamado "Shooting the dogs" que, como o "Hotel Rwanda", conta a história do genocídio de 800 mil pessoas na Rwanda em 1994.

Vendo o filme lembrei que "Hotel Rwanda" e toda a história do genocídio foi uma das poucas coisas que me deixaram muito impactado, principalmente pela atitude totalmente covarde da ONU (sob o comando do "Coffee" Annan), da Belgica e dos EUA (que 3 meses antes haviam tomado um pau na Somalia, viram "Black Hawk Down"?). Eles literalmente decidiram fechar os olhos para o que acontecia na Rwanda e esperar que tudo se resolvesse sozinho.

Depois de ver o filme eu dei uma procurada num documentário bem interessante sobre o massacre, se chama "Ghosts of Rwanda" e conta a história sob vários pontos de vista e confirma minha teoria que o General Romeu Dallaire (Nick Nolte no "Hotel Rwanda") tomou uma atitude bem passiva (para não dizer covarde) quanto a tudo o que se passava. Como alguém pode deixar 2500 pessoas encontrarem a morte certa e depois dizer que apenas seguia ordens?

No final a gente acha que algo assim não vai voltar a passar, já que o que aconteceu em Rwanda deve ter mostrado ao mundo o que "fechar os olhos" causa...

...pois é.

Labels:

0 comments:

Postar um comentário