[SANTIAGO] El desencanto de no volar...

5/20/2007 11:32:00 AM / Posted by Daniel Alonso /

Quando as pessoas sabem que trabalho em cia aerea sempre é a mesma reação: "Puxa que irado! Você pode viajar o mundo inteiro pagando nada!" Bom, não é exatamente assim, porque em primeiro lugar tem que pagar alguma coisa (pouco, mas alguma coisa) e em segundo é que nem sempre se consegue subir no avião...

Na LAN existem basicamente dois tipos de passagens de funcionarios (que se chamam "Liberados" no jargão da empresa), a passagem com 90% de desconto mais taxas (ID90) e a passagem com 100% de desconto mais taxas (ID00). Os descontos são aplicados sobre a tarifa completa, ou seja, a mais cara, e as taxas (de aeroporto) são quase sempre exorbitantes.

Por exemplo, para ir pro Brasil com uma ID90 eu pago USD120,00, para Brasileiro isso pode parecer barato, porque passagem no Brasil custa uma fortuna, mas aqui no chile a tarifa piso (a oficial ofertada ao publico) é de USD130. Sim é mais barato ir de Santiago ao Brasil do que o inverso, e isso é culpa do governo que mantém um piso minimo que as cias aereas não podem ultrapassar e vender passagens mais baratas, uma proteção para as "pobres" cias aereas Brasileiras....

Além da viagem não ser gratis, nós temos um adicional de emoção, os liberados são sujeitos a espaço no avião, ou seja, se está cheio a gente não sobe, ou ainda melhor, se estamos no avião e ele enche em uma escala, a gente desce. E também há a guerra da lista de espera de liberados, onde a prioridade é de quem pagou mais (ID90 ganha de IDOO) e de quem faz o check-in primeiro.

Então agora que esta tudo explicado vou contar como foram meus dias de sexta e sábado

Como segunda-feira é feriado aqui, eu e um colega da LAN resolvemos ir pros EUA fazer compras, decidimos primeiro por Miami, mas o voo tava meio cheio, então pensamos em NY, mas o voo de volta chegava muito tarde na terça, finalmente chegamos a conclusão que deveria ser Los Angeles então.

Compramos as passagens, eu uma ID90 de ele uma ID00 (lembre-se que ID90 tem maior prioridade que ID00) e fomos sexta feira as 4 da manhã fazer o checkin pro voo que saia as 9 da noite, eu era o primeiro da fila e ele o segundo, fantástico! Na tarde desse dia ele me liga pra falar que estavamos ferrados, porque entraram mais ID90 no voo e ele ficou pra trás (uma anta, porque avisei ele pra comprar ID90 que tinha prioridade maior).

Fomos pro aeroporto a tarde e ficamos esperando, enquanto a situação só piorava, o voo ia enchendo mais e mais. Ele teve então a brilhante idéia de comprar ID90 para o voo de Miami...30 minutos antes da partida!! Fomos lá, compramos e...fecharam o checkin antes da gente conseguir chegar. Bom, ainda estavamos na fila para LA, e começaram a chamar, "Daniel!", fui lá, tinha espaço no voo, mas só tinha 2 lugares, e como o meu amigo estava em 8o lugar na fila ele não subiria de jeito nenhum. Desisti de ir pra LA e fui pra casa.

Resolvi então ir pra São Paulo, comprei a ID90 pelo site e as 6 da manhã do sábado fui pro aeroporto pegar o voo das 7:30 que tava tranquilo, cheguei no check in e... minha passagem não estava emitida! Fui correndo no balcão de vendas e usei o computador deles pra comprar outra passagem em outro cartão de crédito....

...também não liberou o ticket.

Tentei então com outro cartão de outra pessoa...

...não liberou o ticket.

Mandei tudo pro inferno e voltei pra casa. Há horas que simplesmente é inutil tentar....

Labels: , ,