[SANTIAGO] Uma questão de conseguir o que você precisa.

1/16/2007 08:29:00 PM / Posted by Unknown /

Hoje tive que ir no consulado espanhol para renovar meu passaporte e no Brasileiro para autenticar documentos. O consulado espanhol abre as 9 da manhã e o brasileiro as 10:30, ok, melhor para meu itinerário.

Fui no consulado Espanhol, todo bem conservado, novinho, com sala de espera ampla, enfim...um brilho! Cheguei lá e nem precisei pegar fila, porque a mulher já me atendeu na hora (tem mais gente tirando visto que renovando passaporte), levei todos os documentos que me pediram e tal...mas parece que me instruíram errado no consulado de SP e eu trouxe um certificado de que eu tenho certidão espanhola de nascimento no Brasil, mas o que eu deveria trazer era uma copia da certidão de nascimento, e infelizmente a mulher não poderia fazer nada...

Depois de ir num internet café enviar um mail pro Consulado Espanhol de Sao Paulo xingando "la puta madre que los parió" porque me instruíram errado, eu fui para o consulado Brasileiro.

Chego no prédio e não pedem identificação nenhuma para subir, subo e vejo a porta, que é a aquela típica porta de repartição pública brasileira, de madeira velha com verniz brilhante e descascando nas beiradas. Tem uma fila do lado de fora, meio estranho mas entro nela. Depois de um tempo, um "gentil organisateur" chama alguns (eu incluso) para entrar, entramos e...existe uma sala de espera! Pergunto porque eles deixam as pessoas esperando em pé do lado de fora e o organisateur me diz que é para não tumultuar a entrada. Não entendi muito bem já que para mim isso tumultuava mais, mas enfim...

Falo com o recepcionista que me pergunta o que desejo, detalhe, ele fala em espanhol! O recepcionista não é Brasileiro! Falo sobre os documentos e ele me dá a senha do SUPER MODERNO sistema de senhas...que é basicamente os caras do guiche gritando "SENHA 3!!!".

Do lado de dentro é igual a porta, uma repartição pública, com direito a cartazes de 1980 da Varig incentivando a visita a lindos lugares do Brasil, como Brasília ou o Acre (o Acre foi piada, mas Brasilia não...). Entre toda essa decepção, no canto da sala, encontro algo interessante, uma declaração original de 1834 dele, nosso querido imperador Dom Pedro II, declarando a criação do consulado geral do Brasil em Valparaiso (que já foi a principal cidade do Chile).

Enfim sou chamado, informo a mulher dos documentos e ela me diz como funciona o sistema do consulado brasileiro.

-Para autenticar fotocopias feitas no consulado: R$5,00
-Para autenticar fotocopias feitas fora do consulado: R$10,00(!!)

Detalhe que logo depois ela diz "E não me pergunte porque!". Bom, isso só confirma que realmente fomos uma colonia lusitana, o problema é que eu tinha um monte de fotocopias para autenticar e isso ia ficar bem fora do meu orçamento, mas não precisei falar nada, a atendente, que aparentemente também não concordava muito com o sistema de preços, me disse que ia cobrar o preço das fotocopias do consulado mesmo, que eu não me preocupasse. Perfeito! Paguei e sai feliz com meu documentos em mão...

Agora me responda, qual consulado foi o melhor?

Labels: , , ,

2 comments:

Comment by Unknown on 1/18/2007 8:21 PM

hmmm... sem novidades por aqui hj!
beijos em vc loro!

Anônimo on 1/19/2007 7:27 AM

Oi!
Bem... sou muito curiosa, e por acaso passei no seu orkut e vi que tinha blog e vim visitar, rs... eu disse que era curiosa=)
Enfim... adorei seu post... como descreveu tudo.. muito legal... em relação ao consulado brasileiro, deveria esperar isso mesmo certo, é um pedaço do Brasil fora dele, o que infelizmente mostra a realidade!
Beijos! e Até mais!
(se não lembrar... sou a Carla do Pira.. irmã da renatinho...)

ps: adorei a foto das pernas (q vc esta olhando pra cima...) rs...

Postar um comentário