Eloquencia na Retorica

5/11/2008 03:55:00 AM / Posted by Unknown /

Como sou um tipo de "information geek", eu passo bastante tempo lendo artigos e posts online e muitas vezes eu me deparo com certos textos tão rebuscados e complicados que eu simplesmente desisto de le-los.

Quase sempre são textos que dão voltas e voltas sem dizer muita coisa, como se tivessem feito o texto no Fabuloso Gerador de Lero-Lero. Não que eu seja um "iguinorante" em língua portuguesa, mas eu me pergunto se alguns textos não poderiam ser mais simples, ter as idéias mais claramente dispostas (ou colocadas), sem necessariamente estar sacrificando a língua mãe.

É mais ou menos como se eu começasse a utilizar o vocábulo com esmero excessivo de modo a arrevesar assimilação do conceito que quero transmitir. Entendem?

Mas porque as pessoas escrevem assim? Eu tenho essas teorias:
1 - São um dos membros da academia brasileira de letras.
2 - Estão tentando esconder um argumento fraco atrás dentro de um texto difícil.
3 - Querem mostrar competencia (ou impressionar) uma determinada tribo que dá valor a essas coisas. (By Emilio)
4 - São babacas.


Como na primeira teoria só se enquadram 40 pessoas, creio que a maioria deve estar dentro da 2a e 3a...

Labels: ,

0 comments:

Postar um comentário