Vai ou não vai?

2/28/2009 01:25:00 AM / Posted by Unknown / comments (1)

To com uma dúvida e talvez aqueles que não dormiram nas aulas de macroeconomia possam me explicar melhor isso.

Ouço que muitas empresas estão reduzindo a sua capacidade produtiva pela "provável" baixa na demanda em 2009, mas eu não vejo os sinais que eles vêem.

Vejamos o índice de vendas da associação dos supermercados, o qual, até a última pesquisa, não poderia estar mais alto:

Mas obviamente esses efeitos (crise internacional) deveriam aparecer primeiro na balança comercial, aí que se vê uma retração na exportação nos últimos 2 meses de 2008.
Ah, agora sim se justifica o medo das empresas...ou não? Se eu me lembro bem, muitas das grandes responsáveis pelas nossas exportações (Petrobras, Vale e seus amigos), garantiram, ainda na época de alta dos commodities, que a alta era o "vôo da galinha" e que elas não investiriam mais atraídos por ela. Ou seja, entende-se que elas aproveitaram a alta para gerar um "colchão" financeiro para a hora que a galinácea se cansasse de bater as asas.

Ok, então se os grandes exportadores já estavam preparados para uma baixa, ou seja, não tem a necessidade de mandar gente pra rua ou de comprar menos de seus fornecedores, porque então que todo mundo acredita na queda brutal na demanda?

Agora, se as empresas que abastecem o mercado nacional começarem a mandar gente embora e diminuir as compras de seus fornecedores pelo medo da crise, nosso amigo Mr. Robert K. Merton estará celebrando em sua tumba. Mas se isso não for uma tendência forte e as empresas ficarem no vai-não-vai, como está acontecendo agora, quem investir vai ganhar mercado a preço de banana...

ou não?

Labels: ,

Folialess Carnaval

2/27/2009 12:18:00 AM / Posted by Unknown / comments (1)

Fim de semana de carnaval

Labels: ,

Oh yeah?

2/26/2009 03:19:00 PM / Posted by Unknown / comments (0)

Nada como uma esquete bem feita.

Labels: ,

Novo Leiauti!

2/26/2009 01:14:00 AM / Posted by Unknown / comments (1)

Gostaram? Façam o reload da pagina que fica ainda mais interessante!

[SANTIAGO] A praga imobiliaria...

2/02/2009 09:43:00 PM / Posted by Unknown / comments (1)

Aproveitando que o google earth, na sua versao 5.0, adicionou a fantastica ferramenta em que podemos controlar as datas das fotos de satelite, decidí mostrar ao mundo o que eu vi acontecer no Chile nos ultimos anos: A especulação imobiliaria!

Num espaço de 4 anos os prédios pipocaram como loucos pela cidade, voce dormia um dia e no outro havia um prédio na frente da sua janela.

Agora, com a crise batendo na porta as coisas mudaram um pouco.

Labels: ,