[AUSTRALIA] Livros pra viagem

10/16/2008 09:53:00 PM / Posted by Unknown / comments (1)

Sempre levo livros para minhas viagens porque sáo nelas que consigo ler tranquilamente sem distrações (TV!) e sem estresse.


O livro que eu levei desta vez foi o "Juego del Angel" escrito por Carlos Ruiz Zafón, o mesmo autor do ótimo "La Sombra del Viento". Particularmente achei esse livro melhor que o Sombra del Viento, o autor se dedica mais a descrição dos personagens e dos lugares (tanto que o livro tem 600 paginas) e constroi uma trama mais elaborada, com algumas similiaridades (intencionais outras não) com o livro anterior.

Terminei o livro em quatro dias e tive que comprar outro, decidi comprar um livro que eu já tinha ouvido falar, ele se chama "Do travel guides go to hell" e é de um ex-escritor do Lonely Planet (Thomas Kohnstamm) que conta como ele abandonou emprego, namorada e a sua vida em NY para fazer seu primeiro trabalho para a editora de guias: O guia do nordeste Brasileiro.


Achei o livro bem bacana porque o cara conta tudo que viveu e todas as cagadas que fez na viagem, compartiu quarto com uma garota de programa, como ficou sem dinheiro, tentou vender drogas, apanhou da policia, entre outras coisas... Ele conta no livro que foi a um restaurante de sushi em canoa quebrada e comeu a garçonete para depois colocar no livro que "o serviço é amigável". Eu fui numa livraria do Chile buscar o Lonely Planet Brasil e a recomendação ainda estava lá, no Brasil a versão já está atualizada e com a participação de Thomas devidamente eliminada. Leitura divertida, fácil e rápida, terminei o livro na viagem de volta de Auckland para Santiago.

Labels: ,

Livros que valem um comentário.

3/02/2008 05:52:00 PM / Posted by Unknown / comments (4)

Esse ano eu li alguns livros, alguns completamente e outros pela metade. Vou comentar alguns, para bem ou para mal...

"Tim Maia - Vale Tudo" - Eu já tinha lido o noites tropicais e achei excelente. Uma das partes que eu lembro do livro é quando o Tim Maia tinha um show marcado na casa noturna do Nelson Motta no Pão de Açúcar e o Tim tava morrendo de medo de subir no bondinho. O "Vale Tudo" descreve a vida do Tim, com passagens inacreditáveis, e vai mais fundo na personalidade dele e impressiona como um gordão mal educado, briguento, drogado, que nunca planejava nada, que não sabia nada de teoria musical (ele ia cantando e a banda ia adivinhando) conseguiu ir tão longe no cenário musical brasileiro. Isso prova que o talento vence barreiras imensas.

"Straight & Level" e "Flying Off Course" - Esses eu comprei logo que entrei na LAN, achava que deveria saber tudo sobre o mercado, o que já provava o quanto eu o desconhecia, já que é um mercado tão complicado que com 1 ano e meio eu ainda sou surpreendido. Ambos livros são bons, mas cheguei a brilhante conclusão que não são livros de cabeceira, a leitura é pesadíssima e cheia de detalhes, então eu uso os livros como consulta.

"Império à Deriva" - Como já falei em outro post, esse livro é interessantíssimo porque não só podemos ver a origem política do Brasil, como também podemos ver que depois de 500 anos a receita para o caldeirão continua a mesma, políticos covardes, estrangeiros manipuladores e população alienada.

"How to win friends & influence people" - Ouvi a recomendação deste livro num podcast de Stanford e lembrei de já te-lo visto na extensa biblioteca da minha casa. Estava buscando algo para ler quando vi um livro todo gasto e que datava de 1936, logo pensei que deveria ser algum livro de auto-ajuda que meu pai herdou de seu pai e o deixei ali onde estava. O cara de Stanford rotulou o livro como" o melhor livro de negócios de todos os tempos", com uma afirmação forte dessas eu resolvi ler.

Efetivamente o livro é muito bom, porque trata de temas de relações interpessoais importantes que a maioria das pessoas não aplica. Eu já conhecia algumas por observações próprias (e muitos erros) , outras fazem sentido e todas são importantes para conseguir mover pessoas em direção aos seus objetivos. Coincidentemente o tema é dos que eu mais necessito desenvolver, mas, devido a minha "extravagante" personalidade, isso é uma barreira difícil.

"Elite da Tropa" - Tava na Laselva de Guarulhos e como eu sempre TENHO que comprar algo lá eu acabei levando esse livro, o qual eu li em 2 dias. É interessante ver o ponto de vista da polícia sobre os bandidos, a população e ela mesma. No texto a policia passa muitas vezes da condição de antônimo para a de sinônimo com a bandidagem. Agora eu fiquei com a imagem clara em que a polícia civil é a pior de todas.

"História das Guerras" - Na escola eu aprendi que o Brasil era o lado bom da guerra do paraguai, no cursinho aprendi que o Brasil era o malvado imperialista que tinha inveja do progresso do Paraguai e finalmente, nesse livro, eu aprendi que não era nenhum dos dois. Na verdade, como quase todas as guerras (principalmente das mafias), tudo começa no "it´s just business".

"Wikinomics" - Mais um livro da Laselva de Guarulhos, o wikinomics trata de um assunto, que não está tão em moda quanto deveria, o "Crowdsourcing". Eu sinceramente acho que aí está grande parte do futuro das organizações (e dos produtos). O livro tem exemplos bastante interessantes, mas, como a maioria dos livros de negócios, peca por dar muitas voltas em volta do mesmo tema. Odeio textos cíclicos.

Eu gostaria de ter lido mais livros, mas tá dificil arranjar tempo e disciplina pra isso. Tenho uns 5 livros na fila de leitura, fora os 3 que eu to lendo ao mesmo tempo faz meses.

Preciso de férias.

EDIT: Uma bela morena me lembrou que eu li outro livro muito bom esse ano, se chama "La sombra del viento" que é um romance que se passa na minha amada Barcelona, Muito bem escrito e com uma trama excelentemente costurada. Me esqueci dele porque parece que eu li faz milênios...

Labels: ,

Dom João da Silva

11/19/2007 10:46:00 PM / Posted by Unknown / comments (0)


Terminei de ler recentemente o excelente livro "Imperio a Deriva" de Patrick Wilcken e notei uma coisa interessante:

Dom João era igualzinho ao nosso Lula de hoje! Ele não fazia nada no governo, era um manipulado (no caso pelos ingleses) e mesmo assim o povo adorava ele!!

Fechou-se um ciclo na historia! Aposto que o próximo presidente vai ser um mal-educado, mulherengo que vai declarar a independência...

...da Petrobrás se tivermos sorte.

Labels: , ,