Esse ano eu li alguns livros, alguns completamente e outros pela metade. Vou comentar alguns, para bem ou para mal...
"Tim Maia - Vale Tudo" - Eu já tinha lido o noites tropicais e achei excelente. Uma das partes que eu lembro do livro é quando o Tim Maia tinha um show marcado na casa noturna do Nelson Motta no Pão de Açúcar e o Tim tava morrendo de medo de subir no bondinho. O "Vale Tudo" descreve a vida do Tim, com passagens inacreditáveis, e vai mais fundo na personalidade dele e impressiona como um gordão mal educado, briguento, drogado, que nunca planejava nada, que não sabia nada de teoria musical (ele ia cantando e a banda ia adivinhando) conseguiu ir tão longe no cenário musical brasileiro. Isso prova que o talento vence barreiras imensas.
"Straight & Level" e "Flying Off Course" - Esses eu comprei logo que entrei na LAN, achava que deveria saber tudo sobre o mercado, o que já provava o quanto eu o desconhecia, já que é um mercado tão complicado que com 1 ano e meio eu ainda sou surpreendido. Ambos livros são bons, mas cheguei a brilhante conclusão que não são livros de cabeceira, a leitura é pesadíssima e cheia de detalhes, então eu uso os livros como consulta.
"Império à Deriva" - Como já falei em outro post, esse livro é interessantíssimo porque não só podemos ver a origem política do Brasil, como também podemos ver que depois de 500 anos a receita para o caldeirão continua a mesma, políticos covardes, estrangeiros manipuladores e população alienada.
"How to win friends & influence people" - Ouvi a recomendação deste livro num podcast de Stanford e lembrei de já te-lo visto na extensa biblioteca da minha casa. Estava buscando algo para ler quando vi um livro todo gasto e que datava de 1936, logo pensei que deveria ser algum livro de auto-ajuda que meu pai herdou de seu pai e o deixei ali onde estava. O cara de Stanford rotulou o livro como" o melhor livro de negócios de todos os tempos", com uma afirmação forte dessas eu resolvi ler.
Efetivamente o livro é muito bom, porque trata de temas de relações interpessoais importantes que a maioria das pessoas não aplica. Eu já conhecia algumas por observações próprias (e muitos erros) , outras fazem sentido e todas são importantes para conseguir mover pessoas em direção aos seus objetivos. Coincidentemente o tema é dos que eu mais necessito desenvolver, mas, devido a minha "extravagante" personalidade, isso é uma barreira difícil.
"Elite da Tropa" - Tava na Laselva de Guarulhos e como eu sempre TENHO que comprar algo lá eu acabei levando esse livro, o qual eu li em 2 dias. É interessante ver o ponto de vista da polícia sobre os bandidos, a população e ela mesma. No texto a policia passa muitas vezes da condição de antônimo para a de sinônimo com a bandidagem. Agora eu fiquei com a imagem clara em que a polícia civil é a pior de todas.
"História das Guerras" - Na escola eu aprendi que o Brasil era o lado bom da guerra do paraguai, no cursinho aprendi que o Brasil era o malvado imperialista que tinha inveja do progresso do Paraguai e finalmente, nesse livro, eu aprendi que não era nenhum dos dois. Na verdade, como quase todas as guerras (principalmente das mafias), tudo começa no "it´s just business".
"Wikinomics" - Mais um livro da Laselva de Guarulhos, o wikinomics trata de um assunto, que não está tão em moda quanto deveria, o "Crowdsourcing". Eu sinceramente acho que aí está grande parte do futuro das organizações (e dos produtos). O livro tem exemplos bastante interessantes, mas, como a maioria dos livros de negócios, peca por dar muitas voltas em volta do mesmo tema. Odeio textos cíclicos.
Eu gostaria de ter lido mais livros, mas tá dificil arranjar tempo e disciplina pra isso. Tenho uns 5 livros na fila de leitura, fora os 3 que eu to lendo ao mesmo tempo faz meses.
Preciso de férias.
EDIT: Uma bela morena me lembrou que eu li outro livro muito bom esse ano, se chama "La sombra del viento" que é um romance que se passa na minha amada Barcelona, Muito bem escrito e com uma trama excelentemente costurada. Me esqueci dele porque parece que eu li faz milênios...
Assinar:
Postagens (Atom)